segunda-feira, 7 de agosto de 2017

TARÔ DOS GUARDIÕES: CAMINHOS NOS DESCAMINHOS (Karol Souza Barbosa)



Certamente o segmento mais aviltado na Umbanda é a chamada Esquerda. Muitos associam ao diabo hebraico-cristão o Orixá Exu, os Guardiões, Mirins, Malandros e Ciganos que atuam na Esquerda. Mesmo alguns umbandistas chamam os trabalhadores de Esquerda de “diabos”, “catiços” e outros termos pejorativos.

Para resgatar a importância da Esquerda não apenas para umbandistas, mas também para religiosos tradicionais de terreiro em geral, terapeutas holísticos, pesquisadores etc., Karol Souza Barbosa (Mãe Karol de Iansã), elaborou o Tarô dos Guardiões – os Arcanos Menores (Editora Anúbis, livro com 118 páginas acompanhado de 56 lindas lâminas).

Com diversos conhecimentos sistematizados por anos de pesquisa, de desenvolvimento mediúnico e de amoroso serviço sacerdotal por parte da autora, o Tarô dos Guardiões privilegia a atuação (ponto de força), a classificação (falange) e hierarquia (irradiação). Como voluntária, a autora percorre terreiros e eventos com a palestra “Exus e Pombogiras – agentes de luz nas trevas”, de modo a desmistificar tudo o que o senso comum fala a respeito da Esquerda.

Karol Souza Barbosa (Mãe Karol de Iansã) é umbandista e dirigente espiritual da Tenda de Umbanda Iansã Matamba e Caboclo Jiboia (TUIMCAJ), em Blumenau (SC), terapeuta holística através da harmonização de ambiente, aromaterapia, cromoterapia, musicoterapia e terapia com pedras e cristais. Ministra cursos de baralho cigano e comum, numerologia dos Orixás e o curso teórico de Umbanda. Desenvolve projetos sociais, como o Projeto São Miguel Arcanjo, que busca amparar a sociedade, colaborando para diminuir suas necessidades por meio de arrecadação de donativos e ações sociais. Pesquisadora e blogueira, mantém diversos sítios com milhares de acessos na internet, todos relativos à Umbanda. Como palestrante voluntária, dedica-se, presencialmente ou em fóruns virtuais, a falar sobre Umbanda, desmistificando estereótipos. É presidente do Fórum Catarinense de Umbanda (FOCU), que tem como vice-presidente seu esposo, Pai Dermes de Xangô. "Novos pontos cantados de Umbanda - o fundamento cognitivo da religião" é seu primeiro livro publicado.

Por: Ademir Barbosa Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário